Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, no array or string given in /home/dkamioka/kamioka.com.br/dkey/wp-content/plugins/akismet/widget.php on line 126

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/dkamioka/kamioka.com.br/dkey/wp-content/plugins/akismet/widget.php:126) in /home/dkamioka/kamioka.com.br/dkey/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/plugins/wpmp_switcher/wpmp_switcher.php on line 506
The Key. « NAS4FREE usando Jails para instalar Subsonic «

The Key.

Filling the REAL void.

NAS4FREE usando Jails para instalar Subsonic

April 15, 2013 // by Diogo Kamioka

Como bom geek/nerd eu tenho um NAS em casa.

Usei um computador que eu tinha sobrando e alguns HD’s (externos maioria) e liguei um NAS4FREE versão embbed. Poderia ter instalado uma versão Full, mas à época achei que seria melhor ter instalado uma embbed por alguns motivos:

  1. Utiliza pouco espaço
  2. Roda em RAMDISK (usa menos o HD)
  3. Atualizável através de “firmware” via webgui.

Ok, após setupar o NAS para servir meu AppleTV jailbroken com XBMC (outra história) eu comecei a sentir vontade de testar mais meus limites. E então quis instalar alguns pacotes e etc… e me deparei com esse problema do Embbed version. Não é tão simples assim… precisaria ter uma versão FULL.

Então li na net que o FREEBSD possui um esquema chamado Jails, que é um (pelo menos tipo de) chroot. Para ser mais simples de entender é como se fosse “virtualizar” dentro do FreeBSD. Pelo menos é um conceito parecido (ao meu entender) e mais primitivo.

A idéia é exatamente a que eu queria, utilizar um dos meus HD’s (mount points) externos para rodar pacotes e etc. Na verdade estou atrás de rodar o subsonic para ter meu próprio streaming de Mp3. Vamos ver se dá certo!

Achei o wiki do próprio NAS4FREE, mas eu particularmente fui seguindo esse outro tutorial aqui.

Aparentemente não deu certo editar o arquivo /etc/rc.conf através do webgui, e adicionando o jail_enable=”yes” via terminal e rebootando parece que deu certo.

Outra coisa é que quando editando o rc.conf.local pelo tutorial, ao copiar e colar alguns caracteres colaram errado, digitei tudo na mão novamente e agora parece que deu certo.

Bom depois de setupar tudo. Consegui fazer funcinar o subsonic. Coloquei algumas mp3 lá, instalei o app do android (dá pra pegar a versão com ads na play store ou então pegar a ad-free aqui.)

Estranhamente nao está iniciando no boot up, como a minha versão do NAS4FREE é embbed, simplesmente colocar as coisas no rc.d não está funcionando. Pois toda vez que reseta, perco as coisas do “disco” pois está escrito na ramdisk…

Coloquei no webgui para iniciar a jail e o subsonic, mas não está funcionando… Por enquanto vou deixar rodando lá, e iniciar manualmente quando cair.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Switch to our mobile site