Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, no array or string given in /home/dkamioka/kamioka.com.br/dkey/wp-content/plugins/akismet/widget.php on line 126

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/dkamioka/kamioka.com.br/dkey/wp-content/plugins/akismet/widget.php:126) in /home/dkamioka/kamioka.com.br/dkey/wp-content/plugins/wordpress-mobile-pack/plugins/wpmp_switcher/wpmp_switcher.php on line 506
The Key. « Planejamento «

The Key.

Filling the REAL void.

Planejamento

March 10, 2009 // by Diogo Kamioka

Estive pensando esses dias. (O que como diria um amigo meu “Good start”)

Eu não sou um cara com um bom planejamento de vida.
Conheço tanta gente que é tão organizada, disciplinada, propõem metas mensais, semanais, diárias e até mesmo por hora.

Eu não sou um desses caras. Gostaria de ser. Estou tentando mudar para ser. E posso dizer que já fui pior. Hoje já fico muito feliz de poder dizer que eu uso um calendário/agenda. Coisa que nunca consegui fazer.

Ao pensar nessas coisas, fico me auto-avaliando e percebo que na verdade, eu até tenho alguns objetivos setados. Por exemplo, eu quero me casar, constituir uma família, ter alguns filhos. Pretendo investir continuamente em mim mesmo (finalmente me formei ano passado, e iniciei esse ano um curso de MBA).

Acho que esses são ótimos objetivos (entre outros que eu tenho) porém me falta um planejamento. Eu sou um cara que consegue normalmente trabalhar sob pressão, e digo mais, me gabo muito por isso. Mas ao mesmo tempo consigo ver que isso não passa de uma desculpa para não me planejar direito.

Mas utilizando de um recurso pouco louvável, o da nivelação por baixo, eu fico impressionado como existe gente muito pior!

Fico pensando as vezes… eu acredito muito no Brasil, mas ao mesmo tempo, duvido muito. Precisamos de uma reforma em todos os níveis do governo. Muita gente culpa os políticos pela roubalheira. Mas esquecem que nós mesmo que permitimos isso.

Muitos dos que reclamam são funcionários públicos, e me digam, o que fazem? Posso afirmar que a maioria está apenas se aproveitando da sua posição e benefícios de serem concursados. Falta uma visão e operação mais corporativa no governo.

Mas ao pensar nisso, voltamos ao assunto principal. Planejamento. Estratégia. Mas como planejar e traçar estratégias em um país onde seus habitantes não conseguem nem ao menos planejar onde estão indo? E é exatamente isso que me motivou a escrever esse post hoje.

Eu sou um cara tranquilo no trânsito normalmente. Mas uma coisa que me deixa profundamente irritado, é o fato de pelo menos metade dos motoristas da cidade não conseguem dar o sinal para mudar de faixa/virar na esquina. DEUS DO CÉU! (Em uma conotação aqui linguística somente, não apelativa a nenhuma religia/crença) É tão difícil assim?

E mesmo que fosse difícil, isso está na lei, somos obrigados a seguir esse procedimento! Mais que isso! É algo básico. Aliás, acho que nem é o fato de não darem a seta. Acho que esse tipo de pessoa nem deve usar os retrovisores. (ênfase no plural, porque conheço muita gente que não utiliza todos)

E procurando a causa para tal comportamento, vejo que na verdade o que falta para as pessoas, é planejamento no sentido mais básico.

Exemplo: Vou da minha casa até o meu trabalho.

Premissas: Eu conheço o caminho. Eu sei onde devo virar.

Planejamento: Alguns metros antes de chegar no ponto de saída/entrada de vias, eu irei me posicionar na faixa correta, seguindo as leis e procedimentos básicos de direção.

Acabou! É só isso!

Agora, a maioria das pessoas não conseguem fazer isso! Elas não pensam onde estão indo, como estão indo e nem estão nem aí se vão ter que entrar à direita daqui a 100 ou 2 metros. O cara que estiver atrás (e possivelmente na faixa correta para realizar a manobra) que se vire! Afinal, eu sou o dono das estradas…

Planejamento e estratégia pode ser aplicado em tudo na nossa vida. Só falta sermos educados para tal. Mas isso é um assunto para outro dia…

Abraços!

4 thoughts on “Planejamento

  1. MACSkeptic says:

    Cara… do something about esses links pra comentar que ficam no começo do post.

    Como eu te falei daquele livro sobre interface com o usuário: “Don’t make me think” é a regra nesse aspecto.

    Back on topic: Planejamento? Não acho tão importante – too big of a word. Acho que o que pode ser mais positivo é Pragmatismo sobre a vida em geral.

    Não sei até que ponto é válido pensar: daqui X anos quero estar na situação Y.

    Mas, acho interessante pensar, todos os dias: quão mais foda eu fiquei hoje? Se a resposta for “nada”, tem que se agir ASAP. Vale pra qualquer tipo de questionamento, qualquer tipo de introspecção, de meta que você tenha, atacar um dia de cada vez, se adaptar às mudanças e fazer o possível com o que se tem em mãos geralmente é muito mais eficiente (por ser muito mais praticável) do que planejar.

    Ou ainda algo como um meta-planejamento, por exemplo: devo aprender uma linguagem nova por ano ao menos, devo ler um livro por mes ao menos. Isso geralmente é algo mais paupável e mais alcançável do que: quero ter lido 12 livros quando chegar no fim do ano.

  2. Shiga says:

    Eu mesmo como exemplo de falta de planejamento.. não consigo me organizar de forma eficiente….

    Ou é falta, ou é por planejar demais que acabo não pondo em prática. Daí que me identifiquei com o Post….

    Bom não tenho nada a acrescentar, só queria parabenizar meu querido colega Fitus pelo Blog, vou poder continuar acompanhando as idéias e ensinamentos dessa pessoa que tanto admiro e me ensinou tanta coisa.

    Grande abraço zerg boy!

  3. Bruno Torquato says:

    Cara… do something about esses links pra comentar que ficam no começo do post [2]

    hauhauhauhaua, adorei a associação entre planejamento, estratégia e a ausência de seta no trânsito!!! rsrsrs

    Qto a planejamento eu acho válido a ideia de pensar láááá na frente (onde quero estar com 50 anos? E com 40? E com 30?).
    E ir trazendo pra perto, mas pensando sempre lá longe… Tipo, o q tô fazendo hoje? Vai fazer eu chegar onde quero estar daqui a 6 meses? E o que eu vou fazer daqui a 6 meses vai fazer eu chegar onde quero daqui a 1 ano? E 2? 3? 5? 10? 20? 30?

    Mas é bem difícil… Eu queria fazer isso 1 vez ao ano… Fiz 1 vez e arquivei… Faz um 2, 3 anos que não consigo terminar a 2a rodada… rsrsrs

    E já mudei completamente alguns planos huahauhauhau… Desorganização? Não! Flexibilidade!!!!!!! hahahaha

    abração

  4. Monique Sato says:

    How can it be so increbidle???…no words too describe the perfection of the possibility to link ideas like u did—> Planning with Traffic.
    So easy to understand what u wanna really show, and how u say it, with lack and simply words! Just perfect! Loved it! Congratulations…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Switch to our mobile site